quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

~~> Sexualidade x Igreja : Vamos discutir essa Relação ?



Texto: E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém. E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.
E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu?
Então enviou Davi mensageiro, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa. (2 Samuel 11:1-4)




~>  Uma pesquisa realizada pela revista Lar Cristão com 5 mil jovens cristãos traz um dado curioso e preocupante: 52% deles mantêm relações sexuais antes do casamento.1 Apesar de as igrejas se empenharem em ensinar o que é “certo” e “errado”, a pressão dos valores seculares tem vencido a batalha. Porém, por que isso acontece? Ou como podemos reverter essa situação? 


Em Isaías 5.13 lemos: “Portanto, o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento; e os seus nobres terão fome, e sua multidão se secará de sede”.

É tempo de aceitar que os jovens cristãos estão sendo “levados cativos” por falta de entendimento. Estão com fome e morrendo de sede. Não que devamos desacreditar os valores cristãos ou o que Deus quer para a nossa sexualidade, mas é importante que a igreja amplie o raio de visão sobre as pessoas e sobre a sexualidade -- que é muito mais que sexo. 

Os jovens precisam considerar a sexualidade como parte de sua identidade, expressada nas relações com as outras pessoas, que são relações de prazer. É plano de Deus que os jovens desenvolvam a sexualidade estabelecendo relações saudáveis com a família e os amigos, por exemplo.


~> No texto que nós lemos, encontramos um exemplo clássico de conseqüências que aconteceram relacionados á pratica da relação sexual ilísida, ou seja, um adultério que Davi cometeu com Bate-Seba denominando
O pecado Sexual. 


Qualquer desobediência da palavra de Deus é pecado. Jamais devemos sugerir que há pecadinho e pecadão. Mas, nesta vida, alguns pecados levam as conseqüências maiores. Alguns pecados machucam outras pessoas mais profundamente do que outros. Alguns causam sequelas desastrosas e irreversíveis. Não é por acaso que o pecado sexual sempre se encontra entre os piores dos pecados, tanto nos olhos de Deus como entre os homens. 



Deus permite que situações aconteçam com seus filhos para ensiná-los, e para que outros também possam aprender. Quero compartilhar 3 lições que eu e você NÃO devemos cometer.


1) - Davi Errou no Tempo e no Papel que Deus o deu. (v.1)

Enquanto muitos dos homens de Israel arriscaram a vida na guerra, ele ficou na casa do rei em Jerusalém. Hoje, um dos fatores que contribui ao pecado é falta de ocupação e dedicação em nosso trabalho. Homens desempregados mostram uma tendência maior de se envolver numa série de pecados, incluindo pecado sexual, abuso de álcool e outras drogas, etc. Jovens ociosos tendem a se envolver em coisas erradas, por ter muito tempo livre. Mulheres sem responsabilidade participam mais das coisas do Adversário. 


- Muitos legalistas e liberais no tempo de Jesus e ainda hoje afirmam que não existe o pecado sexual desde que o homem não introduza o pênis na vagina da mulher. Tal idéia errada como essa foi contrariado por Jesus no sermão do monte: “Ouviste o que foi dito: Não adulterarás,” afirmou ele, “Eu porém, vos digo: Qualquer que olhar para uma mulher com olhar impuro, no coração já adulterou com ela”.


O tempo de Deus pra cada promessa irá se cumprir...



2) - Não devemos nos alimentar de pensamentos errados. (v.2)

Uma vez que Davi se colocou no lugar errado, ele foi tentado. Ele viu Bate-Seba, uma mulher bonita, tomando banho. Neste momento, ele deveria ter virado os olhos para outra coisa, procurando não pensar mais na imagem do corpo da mulher de outro.

2.1 – Pois envolve a MASTURBAÇÃO.

A masturbação é o auto-estímulo dos genitais até chegar ao orgasmo.

A masturbação é errada? Segundo Jay Adams, “A masturbação é claramente errada desde que constitui uma perversão do ato sexual”. A pessoa que se masturba automaticamente está desejando alguém, e adulterando com a mesma, segundo Jesus afirmou no sermão do monte. 


Nós não devemos hospedar pensamentos maus, porque levam às conseqüências graves (Jeremias 4:14; 6:19). O domínio próprio, uma das características fundamentais do servo de Deus, inclui a disciplina para controlar nossos próprios pensamentos (Gálatas 5:22-23; 2 Pedro 1:6; Filipenses 4:8-9; 2 Coríntios 10:4-6). 



É bom lembrar que um passarinho pode passar por cima da nossa cabeça, mas não temos que o convidar a fazer ninho em nossos cabelos.


3)- Não devemos procurar circunstâncias que facilitam o pecado. (V.4)

Davi estava no lugar errado e pensou nas coisas erradas. Cada passo o levou mais perto do relacionamento pecaminoso que ia piorar a vida dele e de outras pessoas. Quando ele perguntou sobre Bate-Seba e a convidou para a casa dele, ele se colocou numa situação onde a tentação seria mais forte ainda. Ele já sentiu atração de longe, como resistiria quando estava a sós com ela? Há muitas lições aqui. A pessoa que sente a tentação de usar drogas deve ficar longe dos lugares onde as tem, e das pessoas que as usam.

3.1 – Por curiosidade

Ás vezes as pessoas chegam a seguinte conclusão: “Devo estar perdendo alguma coisa que gostaria de experimentar”. Entediado surge o desejo de tentar algo novo e diferente. Isso aumenta, a probabilidade de nos aproveitarmos as oportunidades sexuais quando elas surgem.


3.2 – Por busca de identidade e auto-estima

Muitas pessoas hoje em dia sentem-se inferiores, insignificantes, inseguras e lhes falta um verdadeiro propósito na vida. Para tais pessoas, o sexo fora do casamento é com freqüência visto como um meio de ser aceito.

3.3 – Por fuga e Rebelião

O comportamento sexual, inclusive a masturbação, pode ser algumas vezes um meio de fugir do tédio, aliviar a tensão e evitar temporariamente as pressões da vida. Em outras ocasiões, este comportamento sexual indica uma rebelião contra a autoridade dos pais ou da igreja, uma declaração de independência do passado, ou uma expressão de ira e desafio contra o cônjuge ou alguma outra pessoa.


Onde abundou o pecado superabundou a Graça de Deus;



3 lições que devemos aplicar e aprender com Davi .


1)- Não esconder nada de Deus.

Talvez Davi, conseguiu enganar os vizinhos, e até o próprio coração. Mas, ninguém é capaz de esconder de Deus. “E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas” (Hebreus 4:13). Deus mandou Natã, um profeta, para confrontar Davi com seu pecado (2 Samuel 12:1-14). Ele contou a história de um homem pobre que perdeu sua única ovelha por causa da maldade do vizinho rico. Davi ficou bravo, e demandou o castigo duro do ladrão. Falou que este homem teria que pagar quatro vezes o valor da ovelha, e que seria morto pelo crime. Natã disse a Davi: “Tu és o homem.” Ele o acusou de pecados contra Deus, contra Urias, e contra Bate-Seba. Davi confessou o pecado, e Deus lhe poupou a vida.


2)- O arrependimento sincero.

A confissão de Davi foi diferente. Davi não ofereceu desculpas. Ele não perguntou sobre as conseqüências. Ele se entregou nas mãos do Deus justo, e simplesmente confessou a culpa do pecado cometido: “Pequei contra o Senhor” (2 Samuel 12:13). O Salmo 51 mostra a profundidade do remorso de Davi. Ele assumiu plena responsabilidade pelo pecado, e pediu a ajuda de Deus para renovar seu coração. É este arrependimento que Deus quer. O pecador que volta para Deus precisa reconhecer seu pecado, e não retornar fingidamente (Jeremias 3:10,13). 


3) - A aceitação do pecado perdoado
As conseqüências do pecado de Davi mostram um fato importante. Deus pode perdoar o pecador.

0 comentários:

Postar um comentário